domingo, 30 de setembro de 2007

Bem vindos à nossa humilde "casa".

O site MAAT é uma idéia conjunta das amigas Marina Ramalho e Sílvia Ribeiro Dantas. Concluintes do curso de Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), elas decidiram aliar um pouco do que aprenderam com o convívio com crianças na criação do Projeto Experimental de conclusão do curso.
A idéia surgiu a partir de uma lista de discussão de mães na internet (o grupo Mães Amorosas, Apaixonadas e Tagarelas). Nos diversos assuntos abordados pelas participantes podemos perceber um pouco dos conflitos que afligem a mulher considerada “moderna”, desempenhando os papéis de profissional, esposa, mãe e dona-de-casa.
A proposta da publicação é fazer um registro jornalístico do convívio familiar, utilizando linguagem simples e pitadas de humor, a fim de esclarecer aspectos cotidianos da vida de pais e mães, que tentam equilibrar suas carreiras com a educação de seus filhos sem, no entanto, encarar uma ou outra atividade como superior. Dessa forma, será explicitado que os pais superam muitas adversidades, na tentativa de promover uma boa formação para os filhos. Entretanto, o blog também pretende mostrar que as alegrias e bons momentos são muitos e as risadas, infinitas (principalmente depois que a situação constrangedora já está superada).
Através da convivência com crianças, as autoras perceberam a existência de diversas publicações voltadas a informar pais e prestadores de cuidados dos pequenos, porém sentiram falta de uma que fosse voltada à convivência familiar (crianças, pais, avós, tios, babás e agregados). Aqui, elas pretendem dar uma real perspectiva das mudanças ocorridas quando um novo membro passa a fazer parte desse dia-a-dia, além da energia que precisa ser empregada na tarefa de promover uma boa formação do indivíduo.
Algumas matérias e/ou colunas serão em inglês ou terão uma versão nesse idioma, já em virtude da característica internacional do grupo.


O Mães Amorosas, Apaixonadas e Tagarelas.
As 16 integrantes do MAAT trocam idéias, dicas, dúvidas, impressões e diversos tipos de histórias a respeito da vida profissional e educação dos filhos. O grupo é formado por brasileiras de diferentes estados, mas algumas moram em outros países e/ou são casadas com estrangeiros, o que contribui para explicitar alguns conflitos culturais com relação à educação dos filhos e à participação da mulher em importantes decisões tomadas pelo casal.


O MAAT House é todo seu. Tire os sapatos, relaxe e sinta-se em casa.