segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Enchendo Lingüiça







Todos sabem que crianças não param nunca! E quando estão entediadas pode apostar que irão procurar o que fazer, seja brigar com o irmãozinho, jogar futebol na sala ou dar banho nas Barbies na pia do banheiro (eu adorava fazer isso). Para evitar que aquela tarde de folga se transforme num martírio que tal planejar uma tarde de brincadeiras com os colegas? Crianças também precisam de tempo para socializar e esta alternativa também permite aos pais terem o seu tempo livre enquanto estão de olho nos pequenos.
Bastante populares, as tardes de brincadeiras na casa dos colegas não precisam de idade certa para começar a acontecer, mas podem se tornar uma atividade social prazerosa tanto para as crianças quanto para os pais. Alguns grupos se tornam praticamente oficiais, reunindo-se em dias marcados em períodos regulares (semanais, quinzenais, mensais). O rodízio das casas também é interessante, pois cada encontro é organizado por uma das famílias. A seguir, um guia simples de como organizar uma tarde divertida para os seus pequenos:
Avise aos pais com antecedência, para que todos possam se programar. Caso deseje, convide também os pais, para que vocês também tenham seu momento. No caso de crianças menores de três anos, é essencial que os pais estejam presentes.
Delimite um número de crianças e evite que o grupo tenha idades muito diferentes.
Crianças se entediam facilmente, portanto tenha muitas opções disponíveis para eles: quebra-cabeças, brinquedos, uma caixa com adereços divertidos para um desfile, livros e uma mesinha com lápis de cor e papel caso desejem se aquietar um pouco. A ordem é deixá-los à vontade, para que interajam e se divirtam à sua maneira, mas é sempre uma boa idéia dar uma olhadinha de vez em quando.
Na hora do lanche, sirva coisas simples que não requeiram talheres ou sujem muito. Biscoitos e frutas são uma boa opção, ou quem sabe coloque um filme e sirva uma pipoca para que fiquem quietinhos. Ah, claro... Como se isso fosse possível né?


Marina Ramalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adorei esse post. concordo plenamente, minha tática aqui é a velha pipoca, roupa pra dobrar e um filminho. Como são 3 crianças aqui em casa, o meu quarto parece uma boate no meio de uma rave: PERFEITO! hahahah!
=*********